Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

O Brasil está preparado para a realidade do mundo globalizado?3/4

19/06/2015 às 09:17

Para os países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Europa, a globalização tem sido encarada com naturalidade, afinal, suas populações já são relativamente capacitadas e preparadas para um maior nível de competição. A grande diferença, porém, tem sido o comportamento dos líderes dos países asiáticos e dos países sul-americanos. Aqueles perceberam rapidamente as ondas de mudanças que se iniciavam no final dos anos de 1980 e trataram de preparar suas populações. Fizeram reformas educacionais para valorizar o ensino de matemática e ciências e alteraram as condições institucionais para estimular o esforço de inovação de suas empresas. Na América do Sul, ao contrário, os governos resistem à nova realidade. Aumentam as barreiras contra a competição estrangeira e confiam na intervenção estatal como forma de criar riqueza. O resultado tem sido a redução da produtividade relativa e o enfraquecimento da competitividade de seus produtos e serviços que se tornam mais caros e menos evoluídos tecnologicamente.

Esse apego a uma realidade que foi sepultada há mais de três décadas cobrará das novas gerações um preço muito elevado. A tendência é que sua força de trabalho fique à margem da realidade global. Não há espaço para a falta de qualificação da mão de obra na lógica atual da cadeia global de suprimentos e no desenvolvimento de produtos e serviços. Nestas, o conhecimento científico e o trabalho colaborativo são fundamentais para reduzir os custos de produção e desenvolver inovações que se adéquem às necessidades do mundo moderno. As barreiras criadas para impedir a exposição da produção local à concorrência estrangeira encarecem a produção e minam qualquer possibilidade da formação de uma rede de colaboração no desenvolvimento de novos produtos e serviços.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Vinícius Montgomery Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio