Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Brasil está preparado para a realidade do mundo globalizado?2/4

12/06/2015 às 08:26

O fim da Guerra Fria, a Queda do Muro de Berlim (1989) e o surgimento da Internet como rede comercial (1992), produziram como efeito a aproximação de nações, empresas, clientes e mercados.  A extensão dos mercados consumidores deixou de ser limitada pelas fronteiras nacionais, produzindo o efeito de uma maior divisão de trabalho, já estudado por Adam Smith no século XVIII. A concorrência entre empresas, antes restrita aos limites territoriais, tornou-se global. A informação acessível a um maior contingente de clientes transformou a relações de consumo. O consumidor final passou a ser muito mais exigente e informado. As relações de trabalho também se transformaram. Saiu de cena o trabalho repetitivo, baseado na força física, e em seu lugar surgiu o trabalho intelectual e investigativo. O esgotamento do Estado como propulsor da economia – realidade em meados do século XX - abriu espaço para empresas cada vez mais fortes, como protagonistas da vida moderna.
Todas essas transformações diminuíram a importância da propriedade de recursos naturais para a geração de riqueza. Em seu lugar, ganharam destaque o conhecimento, a capacidade de julgamento e a habilidade para tomada de decisão. O capital humano tornou-se o principal fator responsável pela geração de riqueza de uma nação. Esse processo, ainda em curso, conhecido como Revolução Digital, tem provocado reações distintas em diferentes partes do globo. Em alguns países, os líderes compreenderam a direção da mudança e agem deliberadamente para preparar suas populações para a nova realidade. Em outros, ocorre justamente o contrário. Há uma verdadeira rejeição à globalização, como se ela fosse elaborada propositalmente para reeditar o colonialismo de séculos atrás.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Vinícius Montgomery Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio