Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

O alto preço pago pela falta de liderança 3/4

19/01/2015 às 08:00

Nesse aspecto, a corrente desenvolvimentista, que atualmente predomina no país, precisou ceder ao receituário liberal, sob pena da economia retroceder às condições pré-Plano Real.
A política fiscal expansionista é a principal causa da inflação elevada que o país tem enfrentado desde 2010. Diferentemente do que ocorre na gestão de empresas, nos governos há pouca disposição em estudar a viabilidade econômica de projetos que muitas vezes são mal elaborados e pouco fiscalizados durante sua execução. Formou-se uma cultura de concessão indiscriminada de benefícios que geram direitos adquiridos e aumento de despesas correntes. A preocupação com a redução de desperdícios é praticamente inexistente. Ou seja, a falta de controle nos gastos, uma das principais funções administrativas do que quer que seja, precisa ser superada urgentemente.
Como consequência da política fiscal frouxa, a estrutura tributária brasileira é incomparável. Segundo a Folha de São Paulo, em sua edição de 25 de março de 2014, as normas tributárias brasileiras, se reunidas, resultaria em um livro de 41 mil páginas com 7,5 toneladas. A carga tributária do país está entre as dez maiores do mundo, com baixíssimo retorno à população. Consequência de um Estado pesado e ineficiente que suga a geração de riqueza do país, dificultando o aumento da produtividade.
Por outro lado, o medo de enfrentar a competição tornou a economia brasileira uma das mais fechadas do planeta. Dos 75 países mais relevantes no comércio internacional, o Brasil aparece na 68ª posição em grau de abertura da economia.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Vinícius Montgomery Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio