Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

SER CRISTÃO É SER 'OUTRO CRISTO' : IGREJA NO MUNDO

04/11/2016 às 09:53

 Prosseguindo a apresentação e comentários ao capítulo II do Documento 105 da CNBB: "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade", os cristãos bispos do Brasil ensinam que "os cristãos são chamados a serem os olhos, os ouvidos, as mãos, a boca, o coração de Cristo na Igreja e no mundo".(102) Em outras palavras, ser cristão é ser, de certa maneira, um 'outro' Cristo, agir como Cristo agiria, ser presença do Evangelho que transforma o mundo e realiza o Reino de Deus.
       O texto prossegue falando da "iniciação à vida cristã", mostrando que "compreender e viver a Igreja como unidade na diversidade é fundamental para entender e valorizar a vocação, a identidade, a espiritualidade e a missão dos cristãos leigos e leigas".(105) Daí, a importância da participação 'em pé de igualdade', referindo-se à dignidade batismal, e valorizando o que distingue, com relação aos carismas, ministérios e serviços, juntamente com os demais "sujeitos eclesiais".
       Falando da "identidade e dignidade da vocação laical", apresentam o texto do Vaticano II que "definiu o cristão leigo de maneira positiva e afirmou a sua plena incorporação à Igreja e ao seu mistério. 'Estes fiéis foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus e, a seu modo, feitos partícipes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo'(LG 31)".(109).


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio