Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

IGREJA : POVO DE DEUS, CORPO DE CRISTO NA HISTÓRIA

28/10/2016 às 11:27

Prosseguimos a apresentação e comentários ao Documento 105 da CNBB: "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade". Estamos no capítulo II: "Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo".
Como é um capítulo predominantemente eclesiológico, inicia apresentando a Igreja como comunhão na diversidade. "A unidade da Igreja se realiza na diversidade de rostos, carismas, funções e ministérios." (93).
Em seguida, afirma: "Uma das compreensões centrais da Igreja na tradição bíblico-eclesial e desenvolvida de maneira privilegiada no Vaticano II é a de povo de Deus." (94). "Todos os que nasceram do alto, da Palavra do Deus vivo, são constituídos raça eleita: 'antes não eram povo, agora, porém, são povo de Deus, (...) alcançaram misericórdia' (IPd 2, 10)". (96).
O texto mostra que "Deus vocaciona as pessoas e as santifica como comunidade, como povo de Deus"(98) e afirma: "O Vaticano II supera a noção da Igreja como uma estrutura piramidal, começando por apresentar o que nos une - nos capítulos sobre a Igreja mistério e povo de Deus - e só depois o que nos distingue". (100). Vale lembrar que "nos distingue, porém não nos separa", pelo contrário, "somos vários membros mas um só corpo".
Lembramos, mais uma vez, que a 'chave de leitura' deste documento é a relação "Igreja/Mundo/Reino" e o foco é a afirmação de que "Os cristãos Leigos e Leigas são sujeitos eclesiais".


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio