Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

A FÉ DEVE SE TORNAR CULTURA

19/06/2015 às 09:13

A humanidade tem passado por situações muito difíceis. Desde uma gripe que ameaça o mundo habitado, passando pelas quase incontroláveis mudanças climáticas que amedrontam o planeta, a fome, a guerra, a corrupção. O Papa Francisco, em seus dois anos de pontificado e agora com a Encíclica que acaba de apresentar, nos adverte, questiona e sensibiliza para agir e com urgência. Qual a missão da Igreja, nossa vocação e missão dentro desta realidade?

          "A Igreja, peregrina na História, se sente solidária com todos os seres humanos, sobretudo com os pobres, comungando com seus sofrimentos e vivendo suas esperanças. Alegra-se com as conquistas da humanidade e sofre com suas dores. Em espírito de serviço e de diálogo, guiada pela luz do Evangelho, oferece sua contribuição para a promoção da justiça e da paz no coração do mundo. No cerne de suas preocupações estão a pessoa humana, que deve ser salva, e a sociedade, que deve ser renovada". (CNBB 80, introdução).
          Um pouco mais adiante, nossos pastores constatam que "a sociedade está profundamente enferma: o vírus do egoísmo a corrói por dentro". E, manifestam a convicção de que somente com uma profunda evangelização será possível "forjar uma nova cultura, fazendo surgir a civilização do amor e da solidariedade".
          Este confronto entre a realidade e a missão nos questiona muito: a que nos tem levado nossa fé?
          O Beato Paulo VI já havia chamado a atenção: "É preciso superar a ruptura entre o Evangelho e a cultura" (EN 20). E, São João Paulo II: "Uma fé que não se torna cultura é uma fé não plenamente acolhida, não inteiramente pensada e nem fielmente vivida."
          A missão é da Igreja como um todo e compromete fortemente a nós cristãos leigos e leigas que devemos atuar nas malhas da sociedade. "Participantes da missão profética da Igreja, os fiéis leigos e leigas, empenhados em iluminar o mundo com a luz de Cristo em todos os ambientes, tornam-se sujeitos privilegiados da inculturação do Evangelho para a construção do Reino na história."
         Convidamos a todos para uma reflexão profunda e ações consequentes para a conversão dos corações,
das mentalidades e das estruturas, buscando a construção da sociedade justa e solidária, segundo o Projeto de Deus. Em outro artigo, comentaremos a nova Encíclica de Francisco.

Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio