Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

POR UMA CULTURA DE TERNURA E PAZ

19/01/2015 às 08:00

 Um dos maiores anseios da humanidade, que perpassa os séculos, é o estabelecimento de um mundo de paz. Contraditoriamente, promovem-se guerras, terrorismo e todo tipo de violência. Esta contradição - querer a paz e fazer a guerra - o bem e o mal que lutam buscando sobrepor-se um ao outro, nasce do coração humano e se cristaliza nas estruturas, passando pelo âmbito familiar e se projetando em escala planetária. Mais lamentável, ainda, é que muitas vezes isto acontece em nome da religião.
          O terrível fato acontecido na França nos traz muitas lições. Tirando os exageros da mídia e a hipocrisia de tantos, precisamos aprender a convivência com o diferente, o respeito à diversidade, a tolerância, a convivência fraterna. É urgente buscarmos uma cultura de ternura e paz!
          Todos, independentemente da origem, da raça, do credo, fomos criados para o amor e a paz. A pedagogia de Deus na história, respeitando a liberdade que Ele mesmo deu ao ser humano, é a pedagogia da paz. Considerando a "cabeça dura" e o "coração egoísta" das pessoas, o Senhor vai educando, corrigindo, testemunhando através dos profetas, apóstolos, mártires, ensinando e propondo seu Plano de Amor. O próprio Jesus, Filho de Deus, viveu e testemunhou esta proposta do perdão, do amor a todos, inclusive aos inimigos, deu a vida pela efetivação da justiça e da paz.
          "Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: não matarás! Eu lhes digo que quem ficar com raiva de seu irmão será julgado.( ... ) Vocês ouviram o que foi dito: "olho por olho, dente por dente. Mas, eu lhes digo" não se vinguem dos que fazem o mal a vocês." (Cf. Mt 5, 17). "Não faças a ninguém o que para ti não desejas" (Tb 4, 16); e a "regra de ouro" do Evangelho: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles!"( Mt 7, 12). Muitas citações bíblicas podem ser lembradas, culminando com a bem-aventurança: " Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus!" (Mt 5, 9).
          Lembro-me da lição do velho cacique, irado com os terroristas que destruíram as torres gêmeas e provocaram tantas mortes. Ele disse: "Dois lobos ferozes lutam no meu peito: um é o lobo da vingança, do ódio, da violência e da guerra; o outro é o lobo do perdão, do amor, da ternura e da paz". Um de seus netinhos interpelou: "Qual lobo vencerá esta luta?" O sábio cacique concluiu: "Aquele que eu der alimento será o vencedor!"
          Pelo êxito da justiça, pela "Civilização do Amor", por uma cultura de ternura e paz, vamos alimentar em nós, em nossas famílias, na comunidade, irradiando por toda a humanidade, o perdão, a ternura, a proposta libertadora e transformadora do Evangelho. Sejamos construtores da paz e, assim, seremos felizes.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio