Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

VIDA E LITURGIA EM 2015

12/01/2015 às 08:54

No domingo passado, 04 de janeiro, celebramos a "Epifania: Manifestação do Senhor a todos os povos". Ao final da Celebração, tivemos o "Anúncio das Solenidades Móveis de 2015". Trata-se de antiga Tradição mantida, especialmente nos Mosteiros. Solenidades móveis são as que não têm data fixa no calendário litúrgico e variam a cada ano, conforme a data da Páscoa.
          O ponto culminante do Ano Litúrgico é a Páscoa, cuja data é marcada conforme as fases da lua. A Páscoa Judáica, durante a qual Jesus foi morto e ressuscitou, era no dia 14 de Nisan (Ex 12), início da primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, correspondente ao outono para nós. Daí que, o domingo de lua cheia entre 22 de março e 24 de abril será o Domingo de Páscoa, a cada ano.
          Transcrevemos, aqui, o texto do "Anúncio das Solenidades Móveis de 2015":
          "Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o Ano Litúrgico é o tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 05 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
          Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 18 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 17 de maio; Pentecostes, a 24 de maio; Corpus Christi, a 04 de junho; Cristo Rei, a 22 de novembro; o primeiro Domingo do Advento, a 29 de novembro.
          Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
          A Cristo, que era, que é e que há de vir, Senhor do Tempo e da História, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém!"
          Nesta coluna semanal, ofereço esta preciosidade litúrgica, com o compromisso de continuar contribuindo e com o desejo de que muitos frutos de conversão e vida nova sejam produzidos em nossa vida, em 2015. Que a cada dia possamos celebrar o que vivemos e viver o que  celebramos.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio