Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

VIVER O NATAL : ENCARNAR-SE NA HISTÓRIA!

19/12/2014 às 10:43

Neste 4º Domingo do Advento, já bem próximos da Solenidade do Natal, A Liturgia nos testemunha a fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas. Celebramos o Mistério-Vida da Encarnação do Verbo de Deus no útero de Maria. No Evangelho (Lc 1, 26-38), São Lucas narra o anúncio do Anjo Gabriel a Maria de que ela seria a Mãe do Salvador, culminando com o seu SIM: "FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA".
          Santo Agostinho nos diz que "Deus nos criou sem nós, mas não nos salvará sem nós". "No princípio, Deus disse: faça-se a luz! ... faça-se um firmamento! ...façamos o homem ..."(Gn 1). Para nos salvar, Ele espera o nosso "faça-se". Maria disse e viveu o seu "faça-se".(Lc 1, 38). Jesus também disse e assumiu: "Faça-se a Tua Vontade e não a minha"(Mt 26, 39). Outros tantos e tantas deram e têm dado o seu SIM à Vontade-Projeto de Deus. Falta, quem sabe, o nosso "faça-se" para que a Vontade de Deus se realize hoje. 
          Caríssimos leitor e leitora, o que significa concretamente tudo isso? Com os pés no chão e o céu no coração, o que significa dizer "faça-se"? Estamos ouvindo o anúncio do Anjo para que sejamos "forjadores da história"?
          Na noite do Natal, na proclamação do Evangelho, ouviremos: "Não tenhais medo! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi" (Lc 2, 10-11), Esta é a grande notícia do Natal, pois Deus cumpre sua promessa de amor: "Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único ..." (Jo 3, 16).
          A mensagem do Natal é muito simples, mas de uma enorme profundidade: "Deus se fez Homem e habitou entre nós (Jo 1, 14); "sendo rico se fez pobre" (2 Cor 8,9); veio "para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo, 10,10). Para nós, hoje, viver o Natal significa também, à maneira do próprio Deus, "encarnar-se" na história, comprometer-se com a vida em todas as suas manifestações, solidarizar-se com os empobrecidos e assumir o Projeto de vida plena para todos.
          Desejo que você, sua família e comunidade participem intensamente da fecundidade libertadora do Natal, que é sempre feliz para quem assume o Projeto de Jesus Cristo. O Evangelho é para ser vivido, encarnado, realizado na história. "A Palavra se faz carne!" Do contrário, deixa de ser o Evangelho de Cristo Libertador!
Neste 4º Domingo do Advento, já bem próximos da Solenidade do Natal, A Liturgia nos testemunha a fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas. Celebramos o Mistério-Vida da Encarnação do Verbo de Deus no útero de Maria. No Evangelho (Lc 1, 26-38), São Lucas narra o anúncio do Anjo Gabriel a Maria de que ela seria a Mãe do Salvador, culminando com o seu SIM: "FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA".          Santo Agostinho nos diz que "Deus nos criou sem nós, mas não nos salvará sem nós". "No princípio, Deus disse: faça-se a luz! ... faça-se um firmamento! ...façamos o homem ..."(Gn 1). Para nos salvar, Ele espera o nosso "faça-se". Maria disse e viveu o seu "faça-se".(Lc 1, 38). Jesus também disse e assumiu: "Faça-se a Tua Vontade e não a minha"(Mt 26, 39). Outros tantos e tantas deram e têm dado o seu SIM à Vontade-Projeto de Deus. Falta, quem sabe, o nosso "faça-se" para que a Vontade de Deus se realize hoje.           Caríssimos leitor e leitora, o que significa concretamente tudo isso? Com os pés no chão e o céu no coração, o que significa dizer "faça-se"? Estamos ouvindo o anúncio do Anjo para que sejamos "forjadores da história"?          Na noite do Natal, na proclamação do Evangelho, ouviremos: "Não tenhais medo! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi" (Lc 2, 10-11), Esta é a grande notícia do Natal, pois Deus cumpre sua promessa de amor: "Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único ..." (Jo 3, 16).          A mensagem do Natal é muito simples, mas de uma enorme profundidade: "Deus se fez Homem e habitou entre nós (Jo 1, 14); "sendo rico se fez pobre" (2 Cor 8,9); veio "para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo, 10,10). Para nós, hoje, viver o Natal significa também, à maneira do próprio Deus, "encarnar-se" na história, comprometer-se com a vida em todas as suas manifestações, solidarizar-se com os empobrecidos e assumir o Projeto de vida plena para todos.          Desejo que você, sua família e comunidade participem intensamente da fecundidade libertadora do Natal, que é sempre feliz para quem assume o Projeto de Jesus Cristo. O Evangelho é para ser vivido, encarnado, realizado na história. "A Palavra se faz carne!" Do contrário, deixa de ser o Evangelho de Cristo Libertador!


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em LAUDELINO AUGUSTO Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio