Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

JÁ BEIJOU?

04/01/2015 às 09:42

— Já beijou a garota que você ama hoje?
— Não, mas vou beijar outra, que amarei amanhã.
A resposta está de acordo com a pergunta, porque, nesta, falta uma vírgula que lhe alteraria o sentido.  Vejam: 
— Já beijou a garota que você ama, hoje?
A frase, com a vírgula, equivale a  “Já beijou hoje a garota que  você ama?”, e teria como resposta “Não, mas ainda beijarei”, ou “Não, mas beijarei amanhã”.  O autor da pergunta, ao escrevê-la, não colocou a vírgula, que no caso é indispensável, para se evitar duplo sentido.
— Quantas horas são?
— Hein?
A correta grafia da interjeição hein  dá margem a diversas interpretações: há quem prefira essa forma; outros optam pelo heim, sob a alegação de que em português não há palavras terminadas em “n” (e hífen?). 
Pouco usada, mas também escolhida por alguns, é hem.  O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, registra somente hein.
Já apresentamos muitos exemplos de uma situação simplesmente inaceitável na língua portuguesa, mas este “merece” ser citado para encerrar nossa coleção:
“Cada uma  de nós  éramos...”
Esse “primor” está no livro de uma escritora inglesa, logo não é de responsabilidade dela, mas sim de quem traduziu a obra.
— Já beijou a garota que você ama hoje?— Não, mas vou beijar outra, que amarei amanhã.A resposta está de acordo com a pergunta, porque, nesta, falta uma vírgula que lhe alteraria o sentido.  Vejam: — Já beijou a garota que você ama, hoje?A frase, com a vírgula, equivale a  “Já beijou hoje a garota que  você ama?”, e teria como resposta “Não, mas ainda beijarei”, ou “Não, mas beijarei amanhã”.  O autor da pergunta, ao escrevê-la, não colocou a vírgula, que no caso é indispensável, para se evitar duplo sentido.— Quantas horas são?— Hein?A correta grafia da interjeição hein  dá margem a diversas interpretações: há quem prefira essa forma; outros optam pelo heim, sob a alegação de que em português não há palavras terminadas em “n” (e hífen?). Pouco usada, mas também escolhida por alguns, é hem.  O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, registra somente hein.Já apresentamos muitos exemplos de uma situação simplesmente inaceitável na língua portuguesa, mas este “merece” ser citado para encerrar nossa coleção:“Cada uma  de nós  éramos...”Esse “primor” está no livro de uma escritora inglesa, logo não é de responsabilidade dela, mas sim de quem traduziu a obra.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em PAULO NOGUEIRA Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio