Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Ação social promove informação e diversão no Bairro Porto Velho

28/10/2016 às 10:26

O evento contou com a parceria da Polícia Militar e proporcionou uma manhã de muito lazer para os moradores

No dia 16/10, a Associação de Moradores do Bairro Porto Velho, realizaram o Primeiro Aciso (Ação Cívico Social) em parceria com a Polícia Militar de Itajubá, por meio do Projeto Rede de Vizinhos Protegidos. O evento foi realizado na Rua Tomas Aldano, das 08h às 12h. Foi uma manhã de muita diversão para os moradores, com muita comida, brincadeiras e sorteio de brindes.

Vizinhos protegidos

De acordo com a descrição da Polícia Militar, o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos é o "sim" da polícia em dar as mãos aos moradores proporcionando a cada quarteirão, através de visitas rotineiras, num clima de autoconfiança, a segurança revestida de amizade e compreensão. O projeto é uma tecnologia de prevenção criminal de baixo custo, cujos resultados são de curto prazo.  

Trata-se de um conjunto de ações entre os moradores cidadãos em parceria com a polícia no sentido de informar, integrar e coordenar grupos de vizinhos de modo a protegerem-se em conjunto e a ocuparem os espaços ociosos das ruas.  A Rede de Vizinhos é uma importante ferramenta de prevenção ao crime. É uma organização das pessoas com o objetivo de coibir a ação dos criminosos e garantir a segurança através de estratégicas simples com o apoio da Polícia Militar.

Funciona como se cada morador fosse uma Câmera Viva, ou seja, os olhos da Polícia Militar naquela localidade. A Rede de Vizinhos Protegidos se tornou em um projeto rotineiro da PMMG, que já está presente em todas as regiões de Belo Horizonte e em mais de 1.000 bairros de todo o Estado. Somente na capital, a iniciativa atende cerca de 70 mil pessoas.  

Crimes como assalto à mão armada a transeuntes, roubos a estabelecimentos comerciais, prédios e residências e arrombamento de veículos apresentaram reduções em suas ocorrências nos locais que aderiram à rede.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Política Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio