Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Primeira vacina contra Dengue é aprovada

05/01/2016 às 15:46

Por Gustavo Cortez

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para a comercialização da vacina no país

Uma boa notícia circulou na mídia nacional nesta segunda-feira, 28/12: A Anvisa aprovou o uso da primeira vacina contra a dengue. O surto da doença em boa parte do Brasil no início deste ano, inclusive em Itajubá, assustou a população e provocou muitas mortes. A Prefeitura Municipal de Itajubá, não divulga casos recentes da doença. Não se sabe se não divulga porque não tem ou existe alguns casos e administração prefere não informar a imprensa, como a maioria das ocasiões.

Sobre a vacina

Segundo informações divulgadas na mídia, o medicamento foi desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e protege o ser humano contra os quatro sorotipos da doença. A vacina foi testada em mais de 30 mil pessoas, em 80 países, incluindo o Brasil e pode ser usado por pessoas de 9 a 45 anos. Ainda não há previsão de chegada ao mercado.

Terceiro país

O Brasil é o terceiro país a aprovar o uso da vacina, após o México e as Filipinas. A liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para comercialização do medicamento foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 28/12. 

Na França

O remédio é produzido em uma fábrica em Lyon, na França, com capacidade de desenvolver 100 milhões de doses por ano. As áreas endêmicas terão prioridade.  A Rádio CBN informou que como o Brasil foi um dos primeiros a aprovar a vacina, provavelmente estará na frente.

Índice de proteção

O medicamento apresenta um índice de proteção de cerca de 66%. O grupo brasileiro teve uma resposta maior aos testes, mas a média foi influenciada por um grupo da Tailândia que não reagiu bem ao antídoto. Nas pesquisas, constatou-se que a vacina preveniu a hospitalização em 80% dos casos e diminuiu em 93% a ocorrência da dengue hemorrágica. O Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue até o final de novembro, com mais de 800 mortes.

<vacina> O BRASIL registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue até o final de novembro, com mais de 800 mortes.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Saúde Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio