Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Prefeitura deixou de lado projeto do café social

29/01/2016 às 15:11

Por Marco Antonio Gonçalves

Depois da inauguração do restaurante popular, a prefeitura esqueceu do café social que estava prometido para início de 2015 e serviria café da manhã

O restaurante popular foi inaugurado e tem sido sucesso de público, mas a prefeitura esqueceu de outro projeto que estava atrelado ao restaurante. O café social foi deixado de lado e não saiu do papel.

A Prefeitura de Itajubá também prometeu a criação de um “café social”, além do restaurante popular e afirmou que ele estaria em atividade no início de 2015. Um quiosque numa das praças centrais da cidade serviria o desjejum a um custo aproximado de R$0,50. Em 2013, a prefeitura informou que estava elaborando um plano para a instalação do projeto.
A ideia era baseada na experiência bem sucedida da cidade fluminense de São Gonçalo. “Conheço o Café Social de lá e funciona muito bem, quando implantarmos aqui seremos os pioneiros em Minas Gerais. O Café Social visa oferecer um desjejum a um preço acessível para pessoas que por diversos fatores, tais como, financeiro, falta de tempo ou mesmo falta de fome logo de manhã, saem de casa sem se alimentar e iniciam a jornada de trabalho de estomago vazio”, disse o então Secretário de Desenvolvimento Social, André Alves, hoje chefe da pasta de Administração.
Segundo o projeto, a ideia inicial era servir pão francês com margarina e café com leite ao custo de R$0,50. Quanto ao local, a prefeitura afirmou que o mais provável era que o quiosque fosse instalado na Praça Pereira dos Santos, Praça do Soldado. 

 

Visita a São Gonçalo

A prefeitura e seus membros citaram diversas vezes o projeto como um dos principais e que sairia do papel logo. O secretário André Alves chegou a fazer uma visita a São Gonçalo para conhecer o projeto em junho de 2014.

“Visitar minha cidade é sempre bom, ainda mais para conhecer esse projeto que me chamou a atenção e que desejo implantar em Itajubá. Essa foi uma ideia pioneira em nível de município no Brasil. Vim conhecer de perto como funciona o projeto e que com certeza implantaremos em nossa cidade”, ressaltou o secretário de André Carlos, nascido em São Gonçalo, para o site da prefeitura da cidade fluminense.

“André Carlos destacou também que o objetivo é implantar o Café Social no inicio de 2015, pois o projeto é de baixo impacto orçamentário e de grande ganho para a população. O município de Itajubá tem cerca de 100 mil habitantes e o projeto irá atender cerca de 500 pessoas por dia”, informou o site da prefeitura de São Gonçalo.

 

 Ajuda

A Secretária de Desenvolvimento Social da cidade fluminense, Ana Cristina Silva, se propôs a ajudar a prefeitura de Itajubá na implantação do projeto. “O município se prontificou a ajudar em todo processo de implantação do Café Social, já que estamos lutando para efetivar a política de assistência social que beneficia de fato quem dela necessita, independente da região. Esse encontro uniu forças de Estados e desejamos que não só o município de Itajubá visite esse projeto pioneiro em nossa cidade, mas também outros municípios”, declarou a secretária.

Portanto, o baixo impacto no orçamento e a importância do projeto eram motivos para a implantação rápida do projeto, mas ele foi deixado de lado prefeitura. A implantação do café social estava prevista na Lei de diretrizes orçamentárias de 2015. A última notícia divulgada pela prefeitura sobre o projeto é de 2014, tanto no site da prefeitura, quanto no informativo distribuído pela Secretaria de comunicação. 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Cultura Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio