Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

ITAJUBÁ EM CRISE PROFUNDA ? VII

26/06/2015 às 10:14

INFORMAÇÕES SONEGADAS

Uma das maiores burrices do atual time que administra a prefeitura, consequentemente todo o município, é se sentir dono do cargo e passar a ser, também, dono de tudo o que acontece sem se preocupar em dar informações sobre seus atos.

Esta situação é compreensível quando fulano está administrando algo da iniciativa privada. Mesmo assim, nada pode ser feito fora da lei.

Na adminsitração pública, tudo é muito mais regulado e vigiado.

Os tolos que se acham mais espertos que a realidade não enxergam que estão com o rabo na linha do trem. E o trem vai passar por cima deles. É inevitável.

Ao negar informações aos semanários O SUL DE MINAS e JORNAL DA CIDADE, editados pela INTER MÍDIA COMUNICAÇÕES LTDA., o prefeito Rodrigo Riera e seu vice, Christian Gonçalves, cometem grandes erros. Não porque omitem informações para nossos semanários, mas, porque infringem a lei.

E a LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO é de âmbito nacional, com punições que chegam à repsonsabilização pessoal e perda do mandato.

Os atuais gestores são ingênuos ao acreditarem que são superiores à lei ou são desprovidos de qualquer senso de responsabildiade ao adotarem tal postura.

Qual é a deles? Estima-se, por várias opiniões, que se somam vários defeitos para a somatória que resulta na ação em andamento.

Negar informações também foi prática da gestão anterior, Jorge Mouallem e Laudelino Augusto. Ressalvo que Laudelino falava pessoalmente, à revelia do titular naqueles nos sombrios.

O atual prefeito condenava fortemente a atitude de Jorge. Prometia que sua postura seria muito diferente do prefeito de 2009-2012. Mentiu muito ao prometer ser melhor.

Falou a verdade ao dizer que seria diferente. É muito pior. E põe pior nisso.

Itajubá padece da decisão pessoal e irresponsável do atual prefeito em negar informar tudo o que faz, para véiculos de comunicação sérios. Nossos jornais solicitam todas as informações pertinentes às matérias jornalísticas realizadas.

E estas informações são negadas. Claro, que se fossemos dóceis e comprometidos com uma farsa dantesca, como outros, teríamos as informações para promover o bajulamento criminoso. Não nos prestamos a este papel ridículo e vexatório.

A dignidade é maior e mais necessária.

Logo no início da gestão Rodrigo Riera-Christian Gonçalves foi decretada a proibição de que qualquer secretário concedesse entrevistas. Iniciei uma campanha de informação sobre este ato burro e ilegal. Em poucos dias, fui procurado pelo prefeito Rodrigo Riera que revogou a ordem dada aos seus assessores. E, para demonstrar seriedade, escreveu e assinou tal mudança de postura. De pouco adiantou. A censura e a negação às informações solicitadas não mudou. Temos em nossso arquivos o papelzinho assinado pelo prefeito. Servirá para documento histórico, já que não tem valor moral.

Tudo o que se nega em informação na atual gestão é conseguido por formas legais e por pesquisas, às vezes, exaustivas.

A perda maior de toda esta paranóia recai sobre o povo, dono e custeador de tudo.

A presente série “ITAJUBÁ EM CRISE PROFUNDA” se completa com esta coluna. Abordaremos, nas edições vindouras, outros temas tão ou mais importantes para a população.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Coluna do Santiago Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio