Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

ITAJUBÁ EM CRISE PROFUNDA ? V

12/06/2015 às 08:13

Por SANTIAGO

PERDAS CONSTANTES

Desde o início da atual administração municipal temos verificado a queda da arrecadação quando comparada à previsão orçamentária aprovada para o exercício seguinte.

A desastrosa e peculiar gestão de Rodrigo Riera e Christian Gonçalves frente à Prefeitura de Itajubá será lembrada por muitas luas, diria um índio bem informado. E para todos os que não são índios, esta gestão será lembrada por séculos.

Desde que assumiu o cargo de prefeito, Rodrigo Riera não conseguiu atrair uma única indústria para o município e com isso gerar empregos para beneficiar a população.

A indústria que estava engatilhada para se instalar em Itajubá, a Siemens, foi disfarçadamente convidada a cancelar os planos e abandonar a ideia. Como? Para dissuadir a multinacional alemã de vir para Itajubá, o prefeito Rodrigo Riera convidou para ser o supersecretário o Engenheiro Adilson Primo. E quem é Adilson Primo? O ex-presidente da própria Siemens que deixou a empresa, demitido sumariamente, e que se enfrentam nos tribunais, com acusações mútuas. Adilson, quando presidente da Siemens é que autorizou a instalaçao da unidade industrial em Itajubá. Um rolo interno da Siemens foi trazido para o plano do desenvolvimento de Itajubá. O prejuízo do município é evidente, mesmo sendo a unidade a ser instalada longe de ser uma brastemp.

Independente do ponto de vista deste colunista, Itajubá foi penalizada pela artimanha política do prefeito Rodrigo Riera. E o início desta brutal perda se dá (conforme opiniões ouvidas de envolvidos na situação), no interesse do prefeito Rodrigo Riera em destruir a única ou uma das pouquíssimas obras da gestão Jorge Mouallem-Laudelino Augusto que poderiam lhes render dividendos políticos futuros.

A perda de outros investimentos pode ser considerada a partir das ações erráticas, como por exemplo, no aumento da alíquota do ISS. Enquanto muitas cidades conseguem atrair investimentos exatamente pela redução dos impostos, mesmo que por um período determinado de anos, o nosso prefeito faz o caminho contrário: aumenta a carga tributária e promove a fuga dos empresários que poderiam estar interessados em investir em Itajubá e, trágico, provoca o êxodo dos que aqui estão instalados. Sei de empresa que se mudou para cidade vizinha onde as condições são mais favoráveis aos investimentos produtivos.

A empresa PKC, do setor de autopeças deixa Itajubá provocando o fechamento de quase 500 postos de trabalhos diretos. E o que fez nosso prefeito e sua numerosa equipe de servidores comissionados para reduzir tal prejuízo? Quase nada. O que foi feito, midiaticamente louvado pelo esquema de bajulação dos assessores, sempre chegou tarde e a reboque do sindicato e da própria indústria.

Sinal claro da distância entre a PKC e a gestão de Rodrigo Riera foi a comunicação do encerramento das atividades da indústria ter sido feita diretamente ao sindicato e à imprensa sem que o prefeito, o vice e o secretário de indústria e comércio da época sequer soubessem do fato.

O próprio secretário foi informado pela Rádio Jovem sobre a decisão da indústria.

Este sinal de distanciamento é um claro indício do desinteresse do prefeito em fortalecer a geração de empregos em Itajubá. Em vez de gerar empregos para todos os itajubenses, Rodrigo Riera dá uma atenção redobrada para arrumar empregos para seus amiguinhos e correligionários políticos.

Basta ver o absurdo número de indicados políticos que ele empregou na prefeitura, sem concurso e com salário para lá de vantajoso.

Aos amigos o mel, ao resto do povo o fel.

E ao empregar os amigos, Rodrigo Riera e Christian Gonçalves gastam milhões de reais do dinheiro do povo para cumprir promessas de campanha.

Assim é fácil. Em vez de gerar riqueza, os atuais prefeito e vice gastam o que podem do dinheiro alheio e sem nenhum retorno para o povo, sofrido povo itajubense. 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Coluna do Santiago Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio