Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Crescimento ou estagnação?

12/01/2015 às 08:14

O crescimento de Itajubá está praticamente estagnado. Recentemente foi divulgada uma pesquisa apresentando os últimos dados de crescimento econômico e populacional dos municípios brasileiros pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é alarmante para os itajubenses: o crescimento da cidade é muito pequeno em comparação aos números do Brasil e de Minas Gerais.
Quando a comparação é feita com as cidades pólo do Sul de Minas: Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, Itajubá apresenta números superiores apenas aos de Varginha, mas tal fato não pode ser comemorado, uma vez que Varginha apresentou retração em praticamente todos os itens levantados pela pesquisa. Em relação a Poços de Caldas e Pouso Alegre, o crescimento itajubense é insignificante.
O crescimento de Pouso Alegre foi de 11,5% e Itajubá cresceu pífios 2,99%.
Os áureos tempos de Itajubá há muito ficaram para trás. O único dado que pode ser comemorado é o crescimento no setor de agropecuária, 7,75%, percentual que representa um aumento de R$1,7 milhão. Nesse quesito Itajubá ficou atrás apenas de Pouso Alegre. A cidade mostrou crescimento superior aos números do estado e do país.
Em contrapartida, o setor de indústria, que sempre foi muito importante para nossa cidade, apresentou dados preocupantes. Foi o único quesito que Itajubá apresentou retração, 7,31%, representando um déficit de mais de R$44 milhões. Em Minas Gerais o setor da indústria também não foi muito bem, mas isso não pode ser usado como desculpa, outras cidades mineiras e, principalmente, do sul do estado, apresentaram crescimento nesse importante setor.
Estes dados apresentados pelo IBGE fazem menção ao ano de 2012, mas são os últimos dados analisados pelo instituto e, este ano foi último da antiga gestão pública. Aguardaremos ansiosamente os dados referentes aos anos de 2013 e 2014, para que possamos analisar o crescimento real da cidade na atual gestão. A perspectiva futura não é das melhores.


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Editorial Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio