Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Em ano eleitoral, prefeitura de Itajubá exalta imagem de Bilac Pinto

13/02/2018 às 11:04

Por Marco Antonio Gonçalves

A prefeitura diz que não pode fazer propaganda para políticos, mas ressalta que, “de longe, o deputado Bilac Pinto foi o que mais encaminhou emendas para Itajubá”

A Prefeitura de Itajubá e o deputado federal Bilac Pinto (PR) têm uma relação estreita desde que Rodrigo Riera (MDB) assumiu a cidade. E a Administração Municipal tem utilizado de seus canais de comunicação para exaltar o deputado, justamente no ano em que ele disputa a reeleição.

No último dia 1 de fevereiro, a prefeitura divulgou que conseguiu importantes conquistas junto ao Governo Federal. Obviamente, no meio do texto a prefeitura cita o deputado amigo do prefeito. As conquistas, diz a prefeitura, “tiveram a participação direta e apoio do Deputado Federal Bilac Pinto”.

No dia 11 de janeiro, o prefeito se encontrou com o deputado em Belo Horizonte e a prefeitura divulgou a visita em seu site e em seu Facebook. Na rede social, a prefeitura começou a responder os comentários dos seguidores recentemente. Um dos seguidores fez o seguinte comentário: “Pela quantidade de votos que o Deputado Bilac Pinto tem aqui em nossa cidade e região, acho que ele deveria dar uma atenção muito especial para Itajubá, sendo que nossas cidades vizinhas estão bem mais respaldadas pelo Deputado”.

A prefeitura respondeu: “Não podemos usar essa página para promoção pessoal, por isso não citamos as emendas parlamentares que recebemos, mas o Deputado Bilac Pinto é, de longe, o que mais encaminhou emendas para nossa cidade”.

Na mesma postagem, em outro comentário que elogiava a parceria entre prefeitura e deputado, a Administração respondeu: “Não podemos negar que as emendas parlamentares vindas do Deputado Bilac Pinto têm sido fundamentais para nossa cidade. Todo recurso vindo do Governo Federal, através de nossos deputados, são bem-vindos e fazem a diferença (sic)”.

Propagandas são proibidas

É proibido a canais de comunicação de órgãos públicos fazerem propagandas, inclusive políticas. Obviamente, ao ressaltar a imagem do deputado Bilac Pinto em seus canais de comunicação, mostrando as inúmeras visitas que o prefeito faz a ele durante o ano, os canais de comunicação da prefeitura fazem uma espécie de propaganda, mesmo que velada, em forma de notícia. Aos olhos da legislação não é ilegal. É até comum.

Entretanto, muitas prefeituras, como a de São José dos Campos, por exemplo, proíbem suas equipes de comunicação de citar o nome do prefeito, de secretários ou de outros políticos em notícias divulgadas, justamente para não gerar críticas ou problemas judiciais. O maior receio nesses casos é da oposição. Como em Itajubá, o prefeito domina a maioria dos partidos e dificilmente, alguém vai fazer essa crítica, a propaganda da imagem pessoal do prefeito, de seus secretários e aliados são constantemente divulgadas no site da prefeitura. 

O prefeito Rodrigo Riera tem exaltado a imagem do deputado dizendo que ele é um dos maiores benfeitores da história de Itajubá. O prefeito já disse em diversas entrevistas que Bilac Pinto, que não é de Itajubá e jamais fez carreira aqui e visita a cidade somente por questões políticas, só é comparado a Wenceslau Braz, Theodomiro Santiago e Aureliano Chaves para a cidade, sem citar números que comprovam isso.

Bilac Pinto tem sido um importante aliado do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados, por isso mesmo tem recebido um grande volume em emendas parlamentares. O parlamentar atuou para salvar Temer da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (MDB), por crime de corrupção passiva no caso JBS. O deputado Bilac Pinto recebeu R$8.958.332 de emendas entre junho e julho do ano passado, número que aumentou nos meses finais do ano.

O prefeito Rodrigo Riera, do mesmo partido do presidente Michel Temer, tem direcionado suas críticas e insatisfações ao governador Fernando Pimentel (PT), poupando o Governo Federal. Na última semana, o governador visitou Maria da Fé, mas não esteve em Itajubá.

 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Geral Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio