Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Pereira do Proerd vai para a prefeitura e Rodrigo Melo assume como vereador

06/02/2018 às 16:34

Por Marco Antonio Gonçalves

Em troca comandada pelo prefeito, o vereador Sargento Pereira do Proerd foi para o Executivo e o Secretário de Comunicação Rodrigo Melo assumiu sua cadeira na Câmara

O Vereador Pereira do Proerd (PP) se despediu da Câmara na sessão da última segunda-feira, dia 29 de janeiro. Ele vai passar a ocupar a Secretaria Municipal de Defesa Social. Em seu lugar, entra o segundo suplente, Rodrigo Melo (SD), que ocupava a Secretaria de Comunicação.

Essa troca promovida pelo prefeito Rodrigo Riera (MDB) não era esperada. Conforme o Jornal O SUL DE MINAS mostrou na edição de 6 de janeiro, a troca especulada e que era pretendida pela prefeitura era a troca de Joel da Guadalupe por Robson Vaz, ambos do PSDB.

O prefeito desistiu, por ora, dessa troca, que seria feita por estratégia política. Assim blindaria Joel, que está mais exposto na câmara. Joel seria o nome escolhido pelo prefeito para ocupar a vaga de vice em um chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito Christian Gonçalves (PR).

O atual presidente da Câmara teria se mostrado resistente à saída, o que dificultou a troca. Além disso, a notícia antecipada pelo jornal e a falta de confiança total do prefeito em Vladimir Bananeiro (MBD), que assumiria a câmara, fizeram Riera recuar na decisão. A troca poderá ser feita no início do ano que vem.

 

No dia 25 de janeiro, então, foi publicada no Diário Oficial, a nomeação do vereador Pereira para a Secretaria de Defesa Social, no lugar de Antonio Benedito Rosa. O vereador, que é policial militar, vai ocupar a secretaria que tem sob seu comando a Guarda Municipal, A Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.

Na sessão de despedida, Pereira agradeceu a muita gente e disse que nada mudaria. “Quero tranquilizar meus eleitores e dizer que nada estará mudando, sou o mesmo Sargento Pereira do Proerd, que irá desempenhar suas atividades com transparência, e que a conduta continuará sendo pautada na lei, na ética e no poder estender a mão ao próximo, lutando por sua cidade, representando todos e desde já, deixo as portas da Secretaria aberta para todos”, afirmou ele.

O hoje secretário disse que está tranquilo e feliz com esta mudança, pois é uma área que ele conhece. “Sinto-me preparado para este desafio, acredito em minha competência, capacidade, história e compromisso com a segurança, com a paz e acima de tudo com o diálogo e a prevenção”.

Rodrigo Melo

O primeiro suplente de Pereira é o atual secretário de Indústria e Comércio Fernando Bissacot (PP) que teve 638 votos. Bissacot não deve sair da prefeitura, no que abre caminho para Rodrigo Melo, que teve 589 votos na eleição, assumir uma cadeira no Legislativo.

Melo, conhecido também como Tenente Melo, embora não seja militar há anos, ocupa cargos no Governo Rodrigo Riera desde 2013. Já foi Secretário de Administração, de Coordenação Geral e Gestão e ocupava desde o ano passado, a pasta de Comunicação.

Ele deve ser, como Pereira foi, um defensor ferrenho de Rodrigo Riera. Não poderia ser diferente, pois seu mandato depende diretamente do prefeito.  A Prefeitura ainda não nomeou o ocupante do cargo de Melo na Secretaria de Comunicação.

Mudanças na prefeitura

Antonio Rosa, conhecido como Professor Rosinha, não ficou sem cargo depois de sair da Secretaria de Defesa Social. Ele foi “rebaixado” e nomeado como assessor especial.

O assessor de Pereira na Câmara, Djalma Geraldo, também foi para a prefeitura e passa a ser assessor especial. Na secretaria de Governo estão lotado oito assessores especial, como cargos de confiança. Cada um tem uma função diferente. Não é especificada a função que cada um tem.

Um exemplo é Israel Guimarães dos Santos, que foi exonerado na última semana do cargo de assessor especial. Ele atuava para a prefeitura dentro da câmara municipal. Entre outras coisas, para defender os interesses do prefeito e pressionar vereadores a votar de acordo com Rodrigo Riera, conforme denunciou Ricardo Zambrana (PV) em uma das sessões no final do ano passado.

Agora, são três os vereadores que ocupam uma cadeira na Câmara, mas que não foram eleitos em outubro de 2016. Renato Moraes (PSDB) e Cleber David (PSD) estão no lugar que estava destinado a Célia Rennó (PT) e Chico Marques (PSD), respectivamente, impedidos por decisão judicial e agora Melo ocupa a cadeira de Pereira.

 

 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Geral Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio