Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Riera controla a maioria dos vereadores, mas oposição consegue fazer barulho

29/01/2018 às 11:06

Por Marco Antonio Gonçalves

2018 começou como terminou 2017, mas oposição na Câmara de Itajubá tem se articulado para poder discutir melhor os assuntos vindos do Executivo

A Câmara Municipal iniciou seu segundo ano da atual legislatura no dia 14 de janeiro com a primeira sessão ordinária do ano. Foram aprovados nas duas sessões ordinárias e nas sessões extraordinárias deste ano, os projetos do feriado do bicentenário e os reajustes nos salários dos servidores. 

Em 2018, o cenário permanece praticamente o mesmo do final de 2017. O prefeito Rodrigo Riera tem ampla maioria e deverá conseguir aprovar todos os projetos que enviar para a câmara, embora a oposição em menor número consiga fazer barulho e tem trabalhado para tornar a Câmara mais independente. Eles têm se reunido e buscado apoio para poder intensificar as discussões a respeito de projetos que chegam à câmara vindos do Executivo. Obviamente, se dependesse da situação, esses projetos passariam sem maiores discussões.

A oposição começa o ano com certa incógnita. Ela responde pelo nome de Cleber David (PSD). O vereador que entrou no lugar de Chico Marques, do mesmo partido, tem se mostrado como aliado do bloco independente da Câmara, mas os vereadores não estão certos de que ele vai manter essa postura, por que ele tem uma ligação mais próxima com o prefeito do que os outros vereadores desta ala.

Antônio Santi (PSD), Ricardo Zambrana (PV), Marcelo Krauss (Rede) e Mônica dos Pets (PV) são os vereadores que estão no bloco de oposição ou de independência ao poder executivo. Jorjão da Saúde (PSD) também faz parte deste bloco, mas ele é considerado mais imprevisível.

Ao que tudo indica, a situação continua como antes, com 11 vereadores fiéis ao prefeito. A única dúvida fica por conta de Fabrício da Farmácia, que já votou contra projetos do prefeito, mas que não saiu da situação.

Subserviência

A subserviência dos vereadores aos interesses do prefeito foi denunciada por Ricardo Zambrana no final do ano passado, quando ele disse que um assessor do prefeito, Israel Guimarães dos Santos, estava oferecendo favores em troca do voto favorável ao prefeito.

Um dos exemplos dessa lealdade de alguns vereadores a Rodrigo Riera é o fato desses assessores do prefeito indicarem aos vereadores aliados o que deve ser dito durante as sessões por meio de mensagens trocadas por WhatsApp no meio das reuniões. 

O prefeito também parece que desistiu, por ora, de fazer a troca na câmara, com a ida de Joel para a prefeitura e a de Robson para o Legislativo. O que parecia certo subiu no telhado depois da divulgação da informação pelo Jornal O SUL DE MINAS. Joel estaria resistindo a essa troca, mas ela não está descartada. Isso talvez aconteça apenas no ano que vem. Enquanto isso, tudo continua como está, o vereador Renato Moraes (PDSB), de quem o prefeito cobra uma defesa mais veemente, continua com o posto de líder do prefeito.

Eleições

Neste ano, os vereadores vão trabalhar pensando também nas eleições de outubro, embora até o momento nenhum dos vereadores sequer insinuou que vá se aventurar em uma candidatura.

O que deve acontecer é o apoio dos vereadores a candidatos a deputado, sejam eles da região ou não. Nessa hora é que os partidos falam mais alto. Em 2016, uma onda de candidatos forasteiros, que nunca tiveram qualquer ligação com Itajubá, tiveram apoio na cidade, inclusive de vereadores. Dessa vez não deverá ser diferente. 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Geral Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio