Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Moradores reclamam de sujeira do Ribeirão Anhumas

20/11/2017 às 16:09

Por Marco Antônio Gonçalves

Ribeirão não recebeu nenhuma limpeza da prefeitura recentemente e mato toma conta de muitos trechos; moradores temem alagamentos

Todo ano quando chega o período de maior intensidade de chuvas, geralmente de outubro a março, moradores dos bairros próximos aos ribeirões da cidade se preocupam.

Os alagamentos são comuns em Itajubá e se não houver limpeza na calha e o desassoreamento dos ribeirões, as enchentes acontecem com mais facilidade. Em Itajubá, é possível perceber claramente a diferença entre a limpeza dos ribeirões José Pereira e Anhumas.

Enquanto, o Ribeirão José Pereira, que percorre, em seu trecho final, os bairros BPS e Centro, está limpo, o Ribeirão Anhumas, que passa pelos bairros Medicina, Santo Antonio e Avenida, está muito sujo e sem nenhuma ação da prefeitura há meses, o que preocupa os moradores.

“Está muito sujo. Tem muito mato e a máquina da prefeitura não limpa faz tempo. Acho que nesse ano não passou nenhuma vez”, diz a moradora do bairro Avenida Maria Odete de Carvalho.

De fato, há tempos o ribeirão não vê uma limpeza por parte da prefeitura, principalmente no trecho que separa o bairro Avenida do Bairro Santo Antonio. Por conta de obras na Medicina, um trecho do ribeirão no bairro foi limpo.

Os moradores convivem com alagamentos quase todos os anos e o rio sujo e sem cuidado faz com que os moradores fiquem ainda mais preocupados. Em alguns pontos, o mato tomou conta do leito do ribeirão e a água passa por um filete. O mato está tão denso que quem caminha pela margem do ribeirão não consegue sequer ver a água. Outro problema são os bichos, como ratos e insetos que aumentam com o acúmulo de mato e sujeiras.

“A gente fica preocupado porque sabe que com o rio limpo, fica mais difícil para transbordar, mas do jeito que está, com essa sujeira, uma chuva mais forte já enche”, disse João Batista de Souza Pinto, também do Bairro Avenida.

Ao contrário do Ribeirão Anhumas, o Ribeirão José Pereira recebe limpezas constantes da prefeitura. Como seu trecho final fica em uma área nobre da cidade, moradores questionam se não há preferência da prefeitura. “Acho que é porque lá é mais chique e por isso a prefeitura olha mais ele. Tem que ser igual para todos. A prefeitura tem que manter limpo todos os rios da cidade, seja aqui ou em qualquer outro bairro”, disse João Batista. 


Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Geral Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio