Área do Assinante

Acesse sua conta e leia agora as principais notícias da nossa cidade e região e conteúdos exclusivos d'O SUL DE MINAS.com.

Cadastrar
Perdi minha senha!
Acesse www.osuldeminas.com

Projeto de Matemática é sucesso entre estudantes de Piranguçu

11/12/2017 às 16:30

Por Gustavo Cortez

A metodologia da Professora Ana Luísa Cardoso desperta interesse de estudantes da Escola Estadual Mario Casassanta

É possível deixar a matemática mais simples, mais “palpável”. E é isso que a Professora Ana Luísa Cardoso de Jesus vem fazendo há um bom tempo durante a sua trajetória como profissional da Educação. Ao longo dos anos ela vem desenvolvendo novos projetos e repetindo aqueles de maior sucesso com seus alunos do ensino médio. “Eu sempre digo que é preciso que eles tragam para a rua todo o conteúdo aprendido em sala de aula”, disse a professora.

Em novembro, durante o tradicional evento da rede estadual de ensino chamado de ‘Semana da Educação para a Vida’, os alunos da Escola Estadual Mario Casassanta, de Piranguçu (MG), tiveram a oportunidade de disseminar o conhecimento adquirido para quem os visitou durante esse evento especial.

Matemática na natureza

Parte dos alunos, entre eles Joviane Silva, do primeiro ano, se envolveram e trabalharam sobre a ‘Matemática na Natureza’. Eles mostraram que é possível encontrar elementos da disciplina, como a Geometria, por exemplo, nas diversas ramificações na natureza. E fazendo isso, a didática de aprendizado se torna muito mais simples,

“Foram ao todo nove equipes e cada uma teve a oportunidade de apresentar os temas que a professora direcionou. Foi muito importante para nós já que conseguimos ver e aprender de uma forma mais dinâmica alguns conteúdos da matemática, tendo como referência a natureza”, explicou a estudante Joviane. De acordo com ela, a proposta de ensino da professora torna as aulas menos maçantes.

A evolução das ciências

Outro projeto executado por Ana Luísa tem por base sua passagem, como aluna, pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 2010. “Um dos conteúdos estudados foi o Panorama da Física. Foi aí que aprendi sobre toda evolução histórica do que temos hoje sobre ciência e tecnologia. A partir de então tive a ideia de desenvolver com meus alunos a evolução da ciência, modelo padrão de desenvolvimento. Ele foca na história de como cada ciência (matemática, física, química e biologia) foi delimitada. Cada passo da humanidade para se chegar ao contexto de cada uma”, explicou.

E um dos alunos que estudou sobre o tema e presentou este conteúdo foi Luís Gustavo Sampaio, do segundo ano. Ele foi o representante da matemática e falou sobre Pitágoras (Físico e Matemático da antiguidade). “Estudar sobre isso foi um grande aprendizado pra mim. Eu não imaginava sobre essa evolução das ciências. Foi interessante descobrir que todas  elas evoluíram de uma maneira semelhante”, ressaltou.

Teatro

E para encerrar um projeto de sucesso nada como levar a matemática para o humor e encenar sobre as ciências ao melhor estilo da ‘Escolinha do Professor Raimundo’. Em 2011, a professora já tinha feito esse teatro e conseguiu envolver toda comunidade escolar neste projeto.

Mais uma vez ela conseguiu o mesmo feito. Na encenação Albert Einstein, interpretado pelo Aluno Luís Gustavo, ocupou a cadeira do Professor Raimundo e deu uma aula de conhecimento. A estudante do segundo ano, Tamires Luiz, participou do teatro e destacou a importância deste tipo de atividade. “Foi muito legal e divertido. Além de aprender sobre o conteúdo que eu precisei decorar, acabei aprendendo sobre o conteúdo exposto pelos outros colegas. É muito bom aprender desse jeito”, disse ela.

Todos os alunos são unânimes em afirmar que ficou mais fácil aprender matemática com a professora Ana Luísa. Em contrapartida, ela afirma ainda que detalhes que possam passar despercebidos podem fazer muita diferença no futuro. “O fato deles encenarem, falar em público, pode ajudar e muito eles no futuro, quando forem apresentar um TCC, por exemplo”, enfatizou.   

 

A PROFESSORA Ana Luísa (à dir.) e os alunos  Tamires Luiz (à esq.), Luís Gustavo e  Joviane Silva

Recomendar a um amigo Voltar
Ver todas as notícias em Geral Ver todas as notícias

Mensagem rápida | Editais | Adm | Classificados | Comercial | Leitor

The CAPTCHA image

Em Áudio

Digite abaixo os caracteres acima correspondentes.


cancelar

Jornal O Sul de Minas | Rua Xavier Lisboa, 316 CEP: 37501-042 | Itajubá, MG - Brasil | Telefax: 35 3621 1522

Sites profissionais para o seu negócio